
XCP-ng
O que é o XCP-ng
O XCP-ng é hypervisor baseado em Red Hat sob um Sistema Operacional CentOS, no momento, versão 8.0, utiliza o CentoOS7, portanto, tem uma base muito estável e robusta.
Como surgiu?
Há muito tempo, existia o hypervisor gratuito, o Xen Cloud Platform – XCP, e que também tinha sua versão comercial, o Citrix XenServer. Com o tempo, a plataforma tornou-se robusta e conhecida, mais tarde, a Citrix abriu a plataforma XenServer, com todas as funcionalidades que antes eram pagas, então o XCP não era mais necessário e acabou sendo descontinuado.
Mas desde o XenServer 7.3, a Citrix removeu muitos recursos importantes da versão gratuita, o que acabou frustrando muitos usuários e membros da comunidade, e por consequência, ou você adquiria uma licença ou ficaria sem as funcionalidades, o que pra muitos, incluindo eu não era viável nenhuma das opções.
Isso deu início a um processo de busca e desenvolvimento de outras soluções, muitos migraram para outras plataformas como o Proxmox ou o oVirt, mas quem já tinha uma parque e um legado e queria manter sua virtualização rodando em XEN acabou se frustrando.
Foi então que Olivier Lambert fundou o projeto XCP-ng, ele queria ter um hipervisor de código aberto livre, baseado na comunidade e sem restrições, com o espírito do XCP. Por isso, ele resgatou o projeto abandonado do XCP e chamou seu novo projeto de XCP-ng, Xen Cloud Platform – New Generation.
O objetivo do XCP-ng é criar uma versão totalmente suportada pela comunidade do XenServer, sem nenhuma restrição de recurso.
Isso propiciou uma migração natural para estes usuários, que como eu, ficaram órfãos do Citrix XenServer.
Como guarda compatibilidade entre as plataformas, é possível migrar do XenServer diretamente para o XCP-ng com um simples Update ou Upgrade de versão, simples e seguro.
Novas funcionalidades da versão 8.0
Suporte ao ZFS (em teste)
- Pooled storage (Armazenamento em pool)
- Copy-on-write
- Snapshots
- Data integrity verification and automatic repair (Verificação da integridade dos dados e reparo automático)
- RAID-Z
- Tamanho máximo de arquivo: 16 Exabyte
- Storage máximo de 256 Quadrilhões de Zettabytes
Suporte UEFI para convidados (experimental)
Xen Orchestra quick deploy
Software RAID support
O RAID de software agora é suportado durante a instalação do XCP-ng. Ele usa no background o mdadm, que é o sistema RAID de software padrão no Linux. É bem suportado e muito maduro.
É muito fácil ativar o RAID. Quando você seleciona o disco para instalar o sistema XCP-ng, clique no botão “Software RAID”
Free Vs PRO
Versão Free
Na versão free você conta com o suporte da comunidade através do fórum e uma excelente documentação, se você já tem conhecimento e know-how na plataforma XenServer você se sairá muito bem só com este suporte.
Versão PRO
Já na versão PRO, o suporte é pago e especialistas na plataforma praticamente te carregam pela mão, podendo inclusive fazer suporte com acesso remoto e um time response de 1 hora para problemas críticos
Comparação XCP-NG e Xenserver Free Edition
–Maximum pool size número de hosts que você pode ter em um pool exclusivo XCP-nf :64, Xenserver F.Ed.: 3
–Dynamic Memory Control (DMC): XCP-ng ajusta automaticamente a quantidade de memória disponível para uso pelo sistema operacional de uma VM convidada. Já o XenServer F. Ed. não.
– Live storage migration: Migração a quente : XCP-ng permite que os administradores selecionem um novo repositório de armazenamento para os discos de uma VM e os movam ao vivo sem tempo de inatividade. Já o XenServer F. Ed. não.
– Live patching: XCP-ng permite que os administradores corrijam os hipervisores sem precisar migrar, desligar ou suspender VMs (não é necessário reinicializar o host). Já o XenServer F. Ed. não.
– USB Passthrough: XCP-ng Passa dispositivos USB físicos individuais para uma VM. O sistema operacional da VM pode usá-lo como um dispositivo USB local. Já o XenServer F. Ed. não.
– SR-IOV Networking: Single Root I/O Virtualization (SR-IOV): XCP-ng permite que um único dispositivo PCI apareça como vários dispositivos PCI no sistema físico. Já o XenServer F. Ed. não.
– GPU Passthrough: XCP-ng permite a implantação de gráficos 3D em VMs e VDI para diversas utilizações como, auto-cad, por exemplo. Já o XenServer F. Ed. não.
Licenças
XCP-ng é um software livre, é construído sobre vários componentes, incluindo o kernel do Linux (GPLv2), Xen (GPLv2, LGPLv2 + ou BSD, dependendo dos componentes) e muitos outros componentes do F / OSS – Free and Open Source Software (a licença para cada um é definida na tag License de cada RPM )
Para cada versão do XCP-ng existe um arquivo compilando os textos das licenças. ele está disponível em https://github.com/xcp-ng/xcp/tree/master/iso
Um arquivo chamado LICENSES também está presente na imagem ISO do instalador.
Todos os recursos estão disponíveis gratuitamente.
O suporte profissional está disponível em https://xcp-ng.com/
Requisitos
O host XCP-ng deve ser uma máquina x86 de 64 bits dedicada à hospedagem de VMs. O XCP-ng cria uma partição Linux otimizada e reforçada com um kernel habilitado para Xen. Esse kernel controla a interação entre os dispositivos virtualizados vistos pelas VMs e o hardware físico.
Na configuração máxima o XCP-ng suporta:
Até 5 TB de RAM
Até 16 NICs físicas
Até 288 processadores lógicos por host.
CPUs
Recomenda-se uma ou mais CPUs x86 de 64 bits, no mínimo 1,5 GHz, CPU multicore de 2 GHz ou mais rápida.
Para oferecer suporte a VMs que executam o Windows ou versões mais recentes do Linux, você precisa de um sistema baseado em Intel VT ou AMD-V de 64 bits x86 com uma ou mais CPUs.
Hardware Assisted Virtualization
Os fabricantes de processadores desenvolveram tecnologias para “facilitar” o trabalho do hypervisor, visando dispensar a necessidade de binary translation (virtualização full) e de paravirtualização. Claro que os ganhos se traduzem em performance! A Intel desenvolveu o Intel-VT e a AMD, o AMD-V.
Antes de fazer a instalação você deve ativar o suporte de hardware para virtualização no host XCP-ng. O suporte à virtualização é uma opção na BIOS. É possível que a sua BIOS tenha o suporte à virtualização desativado por padrão. Para mais informações, consulte a documentação da sua BIOS.
Memória (RAM)
2 GB no mínimo, sendo recomendado 4 GB ou mais
Disco
Site para verificar compatibilidade de hardware: http://hcl.xenserver.org/
Para discos locais ou Local storage, você pode usar discos do tipo (PATA, SATA, SCSI) com 46 GB de espaço em disco mínimo, sendo 70 GB de espaço em disco o mínimo recomendado
Você pode usar também SAN via placa tipo HBA (não através de software) ao instalar com inicialização de caminhos múltiplos a partir da SAN.
Pergunta: Posso usar o XCP-ng em um pendrive (como o VMWare ESXi)?
Resposta curta: Não
Resposta média: Não … bem … hmm … uhmm … NÃO! : no_entry_sign:
Resposta longa: O XCP-ng grava muito em arquivos locais e essa gravação desgastará seu USB-Stick em um curto período de tempo, consequentemente, você terá problemas muito cedo utilizando esse tipo de mídia
O banco de dados da API do XenServer está em constante mudança e portanto, escrevendo muito e, acredite, os pen drives não ficam muito felizes com isso a longo prazo. Nota: O XAPI DB é o que mantém o controle de todos os “estados” do XCP-ng e é replicado em cada host slave.
Logs: O XCP-ng mantém muita depuração nos logs. Mas para este problema, no entanto, há uma solução alternativa: use um syslog remoto.
Rede
NIC de 100 Mbit/s ou mais rápido. Recomenda-se uma ou mais NICs de Gb ou 10 Gb para transferências de dados P2V (phisical to virtual), exportação / importação mais rápidas e migração ao vivo de VM, além de backups mais rápidos.
Ele também requer uma rede IPv4 para gerenciamento e tráfego de armazenamento.
De quantas placas de rede eu preciso?
Um pode ser suficiente! No entanto, se você usar um armazenamento compartilhado em rede (iSCSI ou NFS), ter uma NIC dedicada será realmente importante para obter desempenhos consistentes.
E se você quiser separar sua rede de VMs, sua rede de armazenamento e, finalmente, sua rede de gerenciamento, três placas serão suficientes. Uma separação entre rede e gerenciamento de VM é mais por conveniência do que por performances.
Conclusão
O XCP-ng é uma ferramenta poderosíssima, de código aberto e sem limitação de recursos, amparado por uma plataforma extremamente robusta e estável, o que faz dele um dos principais players do mercado quando oo assunto é hypervisor.
Nos pŕoximos artigos faremos instalações e configurações guiadas.
Até lá.
Nosso grupo no Telegram: https://t.me/xcpng

